Image Hosted by ImageShack.us
((((* "O QUE VEM SEMPRE ESTEVE AQUI, A PAZ ESTA DENTRO DE TI E SO VOCE PODE TOCALA, SER A PAZ SHANTINILAYA, NADA EXTERNO LHE MOSTRARA O QUE TU ES. NADA MORRE POR QUE NADA NASCEU, NADA SE DESLOCA PORQUE NADA PODE SE DESLOCAR VOCE SEMPRE ESTEVE NO CENTRO, NUNCA SE MOVEU , O SILÊNCIO DO MENTAL PERMITE QUE VOCÊ OUÇA TODAS AS RESPOSTAS" *)))): "ESSÊNCIAIS" "COLETÃNEAS " "HIERARQUIA" "PROTOCÓLOS" "VÍDEOS" "SUPER UNIVERSOS" "A ORIGEM" "SÉRIES" .

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TEMPESTADE SOLAR ALTERA REGRAS DE SEGURANÇA DE VOO EM BRASÍLIA

tempestades solares alteram regras de segurança em vôos em brasilia

Com esse título, o portal G1 destacou, na manhã desta sexta-feira, uma nota divulgada pelo Ministério da Aeronáutica informando sobre a implementação de medidas de segurança a serem seguidas durante um simples alinhamento entre o Sol e o satélite de comunicação GOES-12.



Segundo o portal, a suposta tempestade solar deve afetar a Terra entre 14h45min e 15h00 do dia 20 de setembro e durante esse período as decolagens serão suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek.

É importante destacar que em nenhum momento a nota do Ministério da Aeronáutica fala em tempestade solar e sim no alinhamento entre o Sol e o satélite. Esse é um fato absolutamente comum e corriqueiro e quando ocorre gera uma grande quantidade de ruídos no sinal captado, uma vez que as antenas parabólicas ficam apontadas diretamente para o Sol, posicionado exatamente atrás do satélite.

Quem tem TV por assinatura via satélite sabe bem disso, já que também recebe avisos de interrupção de sinal periodicamente, sempre que os satélites usados pela operadora passam à frente do disco solar. Em inglês esse fenômeno se chama "Sun Outage".

Nota da Aeronáutica
O Comando da Aeronáutica informa que estarão em vigor, até o dia 20 de setembro, medidas adicionais de segurança para o tráfego aéreo brasileiro como prevenção a possíveis interferências nas comunicações satelitais na área de controle do espaço aéreo de Brasília. Tais interferências são naturais e ocorrem por conta do alinhamento entre o sol e o satélite de comunicação, com duração de três a dezesseis minutos, geralmente entre 14h45min e 15h00min (horário de Brasília).

As medidas adicionais de segurança são:

- Suspender todas as decolagens de Brasília cinco minutos antes do início das interferências,

- Autorizar novas decolagens imediatamente após cessar tal fenômeno,

- Indicar frequências alternativas para todas as aeronaves em voo na região de Brasília dez minutos antes do início do fenômeno.

Essas medidas já foram comunicadas às companhias aéreas e suas tripulações já têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados.

Ressaltamos que o conjunto de medidas tem caráter preventivo de forma a manter os padrões de segurança da atividade aérea no País.

Atenciosamente,

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Arte: Diagrama mostra o alinhamento entre a antena parabólica, o satélite e o Sol. Chamado de eclipse satelital ou Sun Outage, o fenômeno causa um forte ruído nos receptores via satélite. Crédito: Apolo11.com

Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20100917-072318.inc
Enviado por José Alberto - jalvimbraga@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails