Oi Anthonio e Thaís!
Amiguinhos, durante esse ano pratiquei bastante Yoga, vegetarianismo e meditação além de estudar bastante medicina chinesa e medicina Ayurvédica. Dois livros me chamaram a atenção em particular – Ayurveda- self-healing and self-realization – do David Frawley e o – Alimentação desintoxicante – da Conceição Trucom. Ambos falam, cada um a sua maneira, sobre pratyahara ou abstenção de impressões negativas e densas. Caramba, como isso funcionou bem para mim! Passei a dormir bem melhor, ficar mais relaxado, calmo e focado. Interessei-me tanto pelo assunto que decidi escrever este texto. Espero que apreciem e se julgarem-no legal postar, melhor ainda. Fiquem à vontade para editarem-no à vontade.
Um beijo e boa leitura!
Martius
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Transição Planetária e Pratyahara
Assim, da mesma maneira que um corpo saudável deve resistir ao impacto de toxinas e patógenos do meio exterior, uma mente saudável deve ser capaz de resistir e repelir as influências sensoriais negativas do meio ambiente. Todos nós, em maior ou menor
Lembre-se de que você só pode ajudar a elevar a consciência de alguém até o grau em que você conseguiu elevar a sua própria. Se de algum modo você se sentir limitado, restrito ou exaurido, física, mental ou emocionalmente, então o seu potencial efetivo para ajudar as pessoas poderá estar bastante comprometido. Se você quer de fato ajudar a humanidade neste processo de transição planetária mas se perturba ou sente depressão e ansiedade facilmente com o tumulto e a desordem no ambiente ao seu redor então aí vai meu conselho: desenvolva a prática do pratyahara. Ajude-se para poder ajudar.
O Pratyahara
Prati é uma preposição que denota afastamento ou abstenção. Ahara é uma palavra que significa comida. Assim, pratyahara pode ser traduzido como “controle da fome” e poderíamos interpretar seu significado como “abstenção da ingestão de impressões ou sentidos” embora o termo pratyahara não se limite somente ao aspecto sensorial. No pensamento yógico, há na verdade três tipos de ahara ou alimento. O primeiro tipo é a comida que alimenta o corpo físico, o segundo tipo são as impressões sensoriais que alimentam a mente e o terceiro tipo são as associações - pessoas, animais, plantas e todos os seres vivos com os quais nos relacionamos afetivamente e que nutrem a nossa alma.
O pratyahara sensorial ou Indriya Pratyahara implica em adquirirmos consciência e desenvolvermos discernimento e disciplina na absorção correta de impressões sensoriais. A maioria de nós é cuidadosa com a alimentação ou com as nossas companhias mas talvez não exerçamos a mesma discriminação no que concerne às impressões que adquirimos com os sentidos. Nós recebemos estas impressões através da mídia de massa de forma passiva e submissa quando não de forma voluntariosa e intempestiva. Ao fazermos isso, permitimos que um séquito de energias discordantes invadam a intimidade de nosso campo energético, interagindo com cada célula, cada molécula e cada partícula sutil que compõem o nosso corpo de luz e comprotemos a sua integridade e equilíbrio de maneiras que somos incapazes de antecipar.
A maior parte de nós sofre de sobrecarga sensorial, o resultado do bombardeio de impressões provindas da televisão, rádio, celulares, computadores, jornais, revistas, livros ou mesmo da observação dos acontecimentos e situações em nossa jornada de trabalho diária. Junto com as impressões sensorialmente perceptíveis, uma miríade de impressões energéticas sutis veiculadas por todos esses meios e emanadas por virtualmente todos os objetos físicos e emanações de vida que nos cercam também interagem conosco. Captamos psiquicamente tais impressões na forma de psicometria ao tocarmos os objetos, formas-prensamento ao nos sintonizarmos mentalmente com algo que nos chama a atenção ou mesmo a miasmas ao nos colocamos em um estado de receptividade não-seletiva. O somatório de todas essas impressões influencia e afeta adversamente o delicado equilíbrio de nossos corpos físico, etérico, emocional e mental.
O problema é que os sentidos são como crianças sem preparo e maturidade - agem de acordo com a sua própria vontade e se rebelam se não forem prontamente atendidos. Isso se deve ao fato dos sentidos serem em grande parte constituídos de uma natureza instintiva. Se nós não aprendemos a controlá-los e discipliná-los eles passam a dominar a nossa vida que se resume em uma busca hedonista infrene para a obtenção de prazer a qualquer custo.
Quando falo de controle dos sentidos não me refiro a sua repressão ou supressão, o que seria uma violência à nossa consciência, mas a um plano de educação e treinamento das nossas mentes visando uma maior conscientização e vigilância das impressões que recebemos.
De acordo com a medicina Ayurveda indiana, as impressões sensoriais são para a mente o que a comida é para o corpo. Se assim for, que tipo de nutrição estamos oferecendo a nossa mente? Quanto mais desagradável a comida tanto mais ela requer sal, açúcar e condimentos para ficar aceitável. O mesmo ocorre com as impressões. Quanto pior a sua qualidade tanto mais sobrenaturais, pervertidas e viciosas elas devem ser. E da mesma forma que o paladar e o olfato ficam mais insensíveis, a mente também se torna mais insensível. Insensível à violência, insensível ao sofrimento, insensível à mudança. A mente se torna turva e o pensamento, por fim, perde clareza e coesão. O resultado são palavras impensadas, atos torpes e comportamentos brutalizados. O controle sensorial é responsabilidade nossa. Responsabilidade pessoal, intransferível e inadiável. À toda hora estamos fazendo escolhas. O pratyahara é portanto a prática consciente e disciplinada de nosso livre-arbítrio sensorial.
As ferramentas do Pratyahara
Felizmente, somos providos com mecanismos que nos permitem o controle das impressões. A primeira e mais natural deste controle é a abstenção sensorial. Da mesma maneira que o organismo se beneficia do jejum, a abstenção sensorial é a
Espero que tenha ajudado a chamar a atenção para essas práticas de higiene mental e emocional para todos! Se puderem praticar Yoga, que naturalmente inclui práticas de pratyahara, melhor ainda!
Namastê,
Martius
Texto baseado na leitura dos artigos e livros:
1. A Luz do Yoga de - B.K.S. Iyengar
2. Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom
3. Yoga & Ayurveda – Self-healing and Self-realization – David Frawley
4. So You Want To Be a Healer – Stephen Lewis – SJE Dec/2010
5. Energia Psíquica – R. Michael Miller & Josephine M. Harper
http://minhamestria.blogspot.com
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