19/06/2011 16:31 - Enviado por Everton dos Santos Gonçalves
A cheia de alguns rios americanos, além de inundações, causaram outra preocupação aos EUA. A elevação do rio Missouri nos últimos dias cercou de água a usina nuclear de Fort Calhoun, no estado de Nebraska, distante 30 km de Omaha (cidade mais populosa).
Os reatores da usina estavam desligados desde abril e no momento a preocupação é manter a operação de resfriamento do material nuclear.
As autoridades garantem que essa operação não está sendo afetada, pois a parte interna é lacrada e um pouco mais elevada. A usina se encontra em estado de alerta e todas as providências estão sendo tomadas, com a atuação do exército. Diques foram construídos em torno da usina e por enquanto não permitem a água entrar em contato com a estrutura.
No dia 6 de junho ocorreu uma falha no sistema elétrico (sem relação com a inundação) e foi corrigido sem que se precisassem acionar sistemas secundários. Logo alguns sites divulgaram que poderia ter ocorrido algum vazamento de radiação, o que foi desmentido pelas autoridades.
A imagem da usina cercada por água fez os americanos lembrarem da usina de Fukushima, apesar das condições serem totalmente diferentes.
Neste domingo segundo sites de noticias, a Cooper Nuclear Station, também no rio Missouri, entrou em “nível de preparação” contra enchentes.
Os rios continuam cheios, as barragens estão no limite e toda atenção é necessária.
Fonte: http://www.painelglobal.com.br/direto.php?tit=Elevacao_do_rio_Missouri_cerca_de_agua_usina_nuclear_nos_EUA.&id=dat_20110619-163129.inc&tf=1308511889
http://a-casa-real-de-avyon.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário